Entre em contato conosco

Escola Educar


ENTRE EM CONTATO:
Fone: 3443-1484
e-mail: escolaeducar.educar@gmail.com
Rua Marina Valença, nº 75,
Águas Compridas, Olinda/PE

30 de março de 2010

Sistema Maxi de Ensino e a Escola Educar

A partir do ano de 2010, a Escola Educar e o Sistema Maxi de Ensino estão trabalhando juntos com o objetivo de atender melhor a comunidade de Águas Compridas, trazendo um material de baixo custo e de ótima qualidade. Vamos apresentar um pouco da proposta pedagógica do Maxi:



Para atender às constantes mudanças inerentes à sociedade, o Sistema Maxi de Ensino elaborou um material didático que visa proporcionar aos educandos conteúdos pedagógicos e atividades socioculturais que priorizem o conhecimento, as competências e as habilidades indispensáveis ao ser humano.

O material didático do SME enfatiza os aspectos da vida em sociedade que valorizam o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico, político e ético e na construção da identidade pessoal para o perfeito exercício da cidadania.

Acreditamos ser imprescindível orientar nossos educandos enfatizando seus diretos e deveres de cidadãos e, ao mesmo tempo, fortalecendo sua capacidade criativa e sensível.

Portanto, canalizamos nosso trabalho para a questão afetiva, visto que é ela que impulsiona o indivíduo para frente ou o detém em seu desenvolvimento global.

A Pedagogia Afetiva

A proposta pedagógica do Sistema Maxi de Ensino consiste em oferecer maior espaço para o desenvolvimento da afetividade no ambiente escolar por meio da Pedagogia Afetiva. Aprender deve estar ligado ao ato afetivo. Se o aluno está equilibrado emocionalmente e motivado pelo professor (que passa a interferir na vida do aluno ao demonstrar-lhe a aplicação prática daquilo que está sendo ensinado e apresentado), ele aprende mais facilmente, pois o equilíbrio emocional contribui para o processo de aprendizagem.

A afetividade na escola proporciona autoconfiança e autoestima. Por meio de uma relação segura, alunos e professores trabalham a interatividade e a troca de experiências, facilitando a comunicação, promovendo a união e maximizando as competências e capacidade de cada um.

Embasando o material didático do Sistema Maxi de Ensino, a Pedagogia Afetiva enfatiza os aspectos da vida em sociedade que valorizam o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico, político e ético, e na construção da identidade pessoal para o pleno exercício da cidadania.

“A pedagogia do afeto não é, pois, ideologia que se aceita por acreditá-la simpática ou que se rejeita por achá-la singela ‘perfumaria’. Representa resultado de intenso estudo, certeza construída nos pilares de uma nova educação pensados por Piaget, por Cousinet e por muitos outros.”
Trecho do livro A Afetividade na Escola: educando com firmeza, de Celso Antunes.

Proposta para Ensino Fundamental

Nosso trabalho com o Ensino Fundamental também parte do estudo e da análise das características das crianças dessa faixa etária. só assim podemos atender as reais necessidades dos alunos.

De acordo com alguns estudiosos, vejamos as características dessa fase:

• Fase emocional intensa, com desenvolvimento de sentimentos;

• Valorização sobre a execução e o controle dos movimentos (global e fino);

• A emulação se faz presente - estímulos para a criança ou jovem imitar ou superar alguém - portanto devemos pensar com carinho quanto às questões do modelo;

• Consegue fazer classificações, seriações, correlações, adição e multiplicação;

• Sua aprendizagem acontece sempre a partir do que ela tem na sua base de experiência;

• A linguagem adquiriu uma estrutura lógica e seu vocabulário vai progredindo até ficar altamente enriquecido;

• Apresenta atitudes de cooperação e de aceitação de regras que vão amenizando o egocentrismo.

Necessário se faz que as atividades pedagógicas atendam aos alunos nos campos afetivo, cognitivo e psicomotor. Tais atividades devem levar ao aprendizado com alegria e prazer, habilitando o aluno com um método científico capaz de provocar o verdadeiro conhecimento.

Esse conhecimento vai garantir a inserção intelectual e afetiva do jovem entre os adultos.

Fatos da atualidade e os conteúdos transversais devem ser incorporados aos conteúdos programáticos dando, assim, maior amplitude ao ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós. Comente!!!

Minha Língua e Eu