Entre em contato conosco

Escola Educar


ENTRE EM CONTATO:
Fone: 3443-1484
e-mail: escolaeducar.educar@gmail.com
Rua Marina Valença, nº 75,
Águas Compridas, Olinda/PE

11 de setembro de 2011

ETIMOLOGIA - Aluno

Primeiro, vamos nos familiarizar com o termo "etimologia".


e.ti.mo.lo.gi.a

s. f. Gram. 1. Estudo da origem e formação das palavras de determinada língua. 2. Origem de uma palavra ou vocábulo; étimo.
Fonte: dicionário Michaelis.


Portanto, em postagens como essa, vamos tentar descobrir a origem de certas palavras e, se possível, tentar entender as relações de sentido que criaram outros significados para esses termos ao longo do tempo.
Vamos à primeira palavra:


ALUNO


Significado: s. m. 1. O que recebe instrução em colégio, liceu ou escola superior. 2. Aprendiz, discípulo, educando.
fonte: dicionário Michaelis.


Etimologia: (Houaiss) lat. Alumnus, i "criança de peito, lactente, menino, aluno, discípulo", der. do verbo alére "fazer aumentar, crescer, desenvolver, nutrir, alimentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc."; ver alt-; f.hist. 1572 aluno, 1572 alumno.






Ou seja, aluno é aquele que está sendo nutrido, desenvolvido, fortalecido, para etapas atuais e posteriores de sua vida.
Obs.:
Há décadas que se espalha o mito de que aluno teria o significado de "SEM LUZ", como na ideia de "tábua rasa", que precisa ser preenchida. Com a internet, ele se espalhou mais rapidamente. De fato, "lumnus" para quem não procurar mais atentamente é bastante semelhante a LUZ, porém em Latim, luz é LUX (FIAT LUZ = FAÇA-SE A LUZ), ou LUCE (não tenho certeza). Enfim, muitos educadores, inclusive em palestras, caem nessa pegadinha, lutando contra o uso deste termo e propondo a substituição por ESTUDANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós. Comente!!!

Minha Língua e Eu